
Hiperidrose
Sudorese excessiva
A hiperidrose é um distúrbio muito frequente, que se caracteriza pela produção excessiva de suor, e com grande impacto na qualidade de vida, sobretudo nas situações de maior stress pessoal e profissional.
Conheça as soluções mais avançadas para o tratamento da hiperidrose.
O que é a Hiperidrose?
A sudorese exagerada constitui uma condição médica chamada hiperidrose. A transpiração excessiva ocorre quando as glândulas sudoríparas ficam hiperactivas, além do necessário para as necessidades fisiológicas. Pode afectar diversas áreas do corpo sendo mais frequente nas mãos, axilas, face e pés. Por vezes associa-se a odor desagradável, também chamada bromidrose.
A hiperidrose pode ser causa de constrangimento social, pois pode causar manchas na roupa e levar à ansiedade no trabalho e em situações sociais como a apresentação e discursos em público.
Na BEST encontra uma equipa médica especializada e certificada, com acesso a toda a gama de tratamentos disponíveis de forma a escolher o tratamento mais adequado ao seu caso.


miraDry - a solução não invasiva para a hiperidrose axilar
O miraDry® é um procedimento não invasivo, sob anestesia local, para o tratamento da sudorese excessiva axilar. É um procedimento inovador, aprovado pela FDA, sem necessidade de cirurgia e com resultados clinicamente comprovados.
O miraDry® funciona através de energia eletro-magnética precisamente administrada nas axilas, eliminando permanentemente as glândulas sudoríparas. Tem também efeito benéfico no mau odor axilar (bromidrose).
Os benefícios do MiraDry incluem:
Seguro, eficaz e aprovado pela FDA
Solução a longo prazo para a hiperhidrose axilar e mau odor (bromidrose)
Tempo de tratamento curto
80% dos casos apenas necessitam de uma única sessão
Curto tempo de inactividade ou perda de dias de trabalho
Pouco ou nenhum desconforto
Não é necessária anestesia geral
Sem cirurgia ou cicatrizes
Termina com a dependência de desodorizantes químicos e irritantes para a pele
Quem é um bom candidato para Miradry?
Homens ou mulheres adultos com bom estado geral de saúde que apresentem hiperidrose axilar que provoque constrangimento social ou profissional.
Como são os resultados para o Miradry?
Os resultados com Miradry são imediatos. Uma vez removidas as glândulas sudoríparas, elas não voltam a crescer. Assim, o suor excessivo nas axilas torna-se uma coisa do passado. Embora o Miradry seja eficaz após apenas uma sessão em 90% dos pacientes, os resultados variam de cliente para cliente e um segundo tratamento pode ser necessário em 10% dos casos.
Qual é o tempo de recuperação do Miradry?
A maioria dos utentes retorna ao trabalho e às actividades normais no mesmo dia ou no dia seguinte, embora exercícios vigorosos devam ser adiados por 1-3 dias. No dia seguinte ao procedimento, pode sentir algum desconforto. Pode também manter-se algum edema e inchaço nas axilas e desaparece dentro de 2-3 semanas, em média. Ocasionalmente, os utentes também referem adormecimento ou dormência nas axilas, mas esses sintomas também desaparecerão em poucas semanas. É recomenando a aplicação de gelo no local do tratamento e a toma de anti-inflamatório com o ibuprofeno
Haverá sudorese compensatória após o tratamento?
Não. Como as axilas contêm apenas 2% das glândulas sudoríparas totais do nosso corpo, após o tratamento, não há aumento na produção de suor em outras áreas do corpo. O controle natural da temperatura do corpo também não é afectado.
Que tratamentos existem?
O tratamento ideal da hiperhidrose vai depender de vários factores, nomeadamente a gravidade do caso, o impacto na qualidade de vida e da área corporal afectada. Na clínica BEST dispomos de uma ampla gama de tratamentos, de forma a personalizar o tratamento a cada caso.
O tratamento poderá incluir injecção de toxina A, ablação com LASER, ablação por miraDry ou cirurgia de simpaticectomia toracoscópica. Na consulta de Hiperidrose será feita a avaliação médica para determinar qual o tratamento ideal para o seu caso.


Ablação por LASER Fotona NdYAG
O tratamento da hiperidrose axilar a LASER Fotona NdYAG é uma solução segura, eficaz e minimamente invasiva para a hiperidrose das axilas.
Para tratar a hiperidrose, a luz de laser NdYAG de 1064 nm é usada para destruir permanentemente as glândulas sudoríparas axilares, aquecendo fotosseletivamente o tecido das glândulas sudoríparas sem danificar o tecido circundante. O procedimento é realizado sob anestesia local e com resultados imediatos.
Injecção de toxína A
A toxina A funciona através da inkecção subcutânea de forma a inactivar temporariamente a produção do suor. Pode ser aplicada em diferentes áreas do corpo, nomeadamente axilas, mãos e pés.
É um tratamento realizado em consultório, sem necessidade de anestesia, e com efeitos imediatos. Tem como desvantagem principal o tempo reduzido do efeito, em média, durando cerca de 6 meses, obrigando a repetição do tratamento 2 vezes por ano de forma a manter o resultado pretendido.


Equipa Médica - Hiperidrose

Cirurgia de Simpaticectomia Toracoscópica
O tratamento cirúrgico para a hiperidrose e o rubor facial é realizado através de uma simpaticectomia torácica superior bilateral. É o tratamento de primeira linha para a hiperidrose palmar (das mãos).
A simpaticectomia toracoscópica é uma cirurgia realizada por videotoracoscopia, de forma minimamente invasiva, com duas pequenas incisões inferiores a 1 cm em cada axila, procedendo-se à ablação do nervo simpático.
Trata-se de uma cirurgia realizada em bloco operatório, sob anestesia geral.