Summer%20Dress_edited.jpg

Escleroterapia de varizes

A Escleroterapia é um procedimento médico da Cirurgia Vascular utilizado para o tratamento de pequenas varizes, de forma não invasiva. Popularmente conhecida por “secagem de varizes", "picar as varizes" ou "aplicação nas varizes", é um dos tratamento mais procurados da Cirurgia Vascular para tratamento das varizes reticulares e telangiectasias. É também um tratamento útil em casos de recidiva, ou seja, aparecimento de novas varizes após tratamento cirúrgico anterior.

 

Este método tem como principal vantagem não necessitar de cirurgia ou anestesia. Assim a recuperação é muito rápida, não sendo necessário parar com a actividade diária normal. Após o tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado estético final. Pode ser realizada com esclerosante em forma de espuma ou líquido. É também um tratamento utilizado como complemento de outras técnicas, nomeadamente após cirurgia laser de varizes.

 

Na Clínica BEST dispomos da tecnologia mais avançada para o tratamento de varizes, com realidade aumentada com VeinViewer, transiluminador VeinLite LED+escleroterapia ecoguiada, Ecodoppler Venoso, de forma a obter o melhor resultado estético. 

Na Clínica BEST dispomos da tecnologia mais avançada para o tratamento de varizes:

VeinViewer

O VeinViewer é um dispositivo de Realidade Aumentada, que permite visualizar diretamente as varizes com grande precisão. Através de uma câmara de  infravermelhos, capta a localização precisa das veias, que é projetada na pele em tempo real, permitindo identificar as varizes escondidas para um tratamento ainda mais eficaz. Assim consegue-se tratar as veias nutridoras das varizes, melhorando a rapidez e sucesso do tratamento.

VeinLite LED+

O Transiluminador VeinLite LED+ é um dispositivo LED que quando colocado em cima da pele, permite uma visualização mais adequada das veias superficiais. Desta forma é mais fácil otimizar a escleroterapia pela melhor observação das veias já previamente percecionáveis, assim como das veias ligeiramente mais profundas.

Escleroterapia com Espuma Ecoguiada

A Escleroterapia com Espuma Densa Ecoguiada é um tratamento minimamente invasivo para varizes. Consiste na aplicação de uma medicamento esclerosante em forma de espuma nas varizes dilatadas. Todo o processo é guiado por ecografia, de forma a aumentar a segurança e precisão do tratamento.

Ecodoppler Venoso

O Ecodoppler Venoso é um exame de imagem não invasivo sem radiação ionizante. Permite a observação das estruturas vasculares, o estudo do fluxo sanguíneo arterial e venoso e as características do fluxo através da emissão de ultra-sons. É uma exame fundamental no planeamento do tratamento das varizes, de forma a adequar a estratégia de tratamento ao padrão e anatomia das suas varizes,

Perguntas frequentes sobre escleroterapia

 

Quais os cuidados que devo ter antes do tratamento?

  • Não é necessário jejum

  • Não é necessário suspender nenhum dos seus medicamentos habituais

  • Não colocar nenhum creme ou gel no dia do tratamento.

  • Usar roupa larga e confortável.

  • Usar calçado confortável.

  • Em alguns casos pode ser necessário colocar meia de compressão elástica.

  • Evitar realizar o tratamento em épocas de maior exposição solar.

 

E que cuidados devo ter após o tratamento?

  • Evitar a exposição solar directa no local tratado

  • Pequenas equimoses ("pisadelas") no local tratado são frequentes

  • Evitar exercício físico intenso nos primeiros dias, mas é recomendando caminhar regularmente.

  • Pode realizar as suas tarefas habituais

  • A veia tratada vai diminuir no espaço de algumas semanas.

 

 

Qualquer dúvida adicional ou questão, deverá ser colocada ao seu Cirurgião Vascular na consulta de preparação para escleroterapia.

Casos reais antes e depois dos tratamentos: