ninfoplastia.png

Labioplastia
Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética 

A estética genital feminina, com as novas tecnologias actualmente disponiveis, transformou-se em Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética. Da mesma forma que as mulheres se preocupam com a aparência de outras partes do corpo, também se preocupam com a estética da região íntima feminina.

 

Os procedimentos em ginecologia regenerativa foram desenvolvidos com o propósito de resolver problemas relativos à saúde íntima da mulher, levando a um incremento na sua saúde física e emocional.

 

Os motivos que levam as mulheres a recorrer à cirurgia íntima, especialmete à labioplastia, vai muito para além da questão estética. São vários os procedimentos que podem ser efectuados nesta área, desde o rejuvenescimento íntimo com LASER, passando pelo tratamento da incontinência urinária e da cirurgia de labioplastia.

Labioplastia/Ninfoplastia

Embora seja normal os pequenos lábios apresentarem diversas formas e tamanhos, algumas mulheres preferem ter um tamanho menor. A hipertrofia dos pequenos lábios vaginais não é considerado um problema de saúde mas ter uns lábios vaginais grandes e proeminentes pode causar desconforto na realização de algumas atividades e vergonha ao vestir roupas mais justas, por se notar um maior volume nessa zona. A hipertrofia dos lábios vaginais não limita a atividade sexual mas, em alguns casos, pode causar dor devido ao atrito.

O que é a labioplastia?

A labioplastia, também conhecida como ninfoplastia, é um procedimento cirúrgico que consiste em diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais e/ ou corrigir assimetrias. Por vezes e quando necessário, é também removida a pele em excesso que cobre o capuz do clitóris.

Para quem está indicada?

São candidatas à cirurgia todas as mulheres que apresentem hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios sintomática, com queixas de desconforto ou dor nas relações sexuais, desconforto durante a prática de atividade física ou uso de roupas justas, assim como, dificuldade na higienização.

Como é realizada a cirurgia?

A Labioplastia é uma cirurgia realizada em ambulatório com anestesia local, demorando cerca de 1 hora, recorrendo ao LASER, o que permite realizar o procedimento com menor risco de hemorragia, menos dor e recuperação mais rápida, possibilitando um regresso mais celere às actividades habituais.  

 

O período pós-operatório

É esperado algum desconforto e edema no período pós-operatório, principalmente na primeira semana, sendo, por isso, recomendado fazer repouso no pós-operatório imediato (pelo menos 3 dias). Os cuidados pós-operatórios incluem a abstinência sexual, restrição de exercício físico e piscina, por um período de 4-6 semanas (tempo esperado para o processo de cicatrização total). Está recomendado o uso de roupas leves e largas, para evitar a fricção da pele, fazer a higienização correcta da vulva e seguir todas as indicações médicas.

Resultado final

​O resultado final é esperado ao fim de 6 meses. As mulheres que realizam a cirurgia referem um aumento da autoestima e melhoria significativa na sua qualidade de vida.