top of page

Drenagem Linfática Manual



A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, realizada com pressões leves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, melhorando algumas das suas funções.


O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular numa constante mobilização de líquidos. Tem como principais funções manter o equilíbrio do volume de líquidos existentes no corpo, eliminar parte das substâncias originadas pelo metabolismo celular e é responsável pela melhoria do sistema imunitário. Assim, o sistema linfático é o principal sistema de eliminação de água em excesso e resíduos metabólicos, cujo principal objetivo é favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.

De acordo com o designado Método de Leduc existem duas fases na DLM para efetuar a evacuação dos líquidos intersticiais: a reabsorção e a chamada.


A primeira fase de reabsorção consiste na absorção dos líquidos excedentes da região com estase (edema - habitualmente chamado inchaço) e a segunda fase de chamada consiste no transporte do líquido através dos vasos linfáticos.





Nestes termos, é recomendável a realização de DLM nos seguintes casos:

  • Desintoxicação geral do organismo através da remoção de líquidos e toxinas acumuladas que provocam acumulação de líquidos nos tecidos;

  • Diminuição da sensação de inchaço, da celulite e da gordura localizada;

  • Aceleração do metabolismo e a melhoria da circulação sanguínea

  • Diminuição de edemas pós traumáticos e pós operatórios (status pós fraturas, roturas musculares, entorses, pós cirurgia plástica ou lipoaspiração);

  • Redução de edemas por insuficiência congénita/hereditária do sistema linfático (linfedemas primários);

  • Atenuação de edemas pós esvaziamento ganglionar (edemas que surgem após remoção de gânglios em cirurgias oncológicas, por exemplo o cancro da mama).




Agende a sua consulta de avaliação através do link




bottom of page