top of page

EVLA. Tratamento de varizes com laser endovenoso


O que é a ablação a laser endovenosa (EVLA)?


EVLA significa Ablação a Laser Endovenosa (na sigla em inglês - EndoVenous Laser Ablation). Trata-se de um método de tratamento minimamente invasivo de varizes, que permite o tratamento das veias safenas através da energia laser, num procedimento rápido, cómodo e sob anestesia local. Desta forma, permite tratar a insuficiência venosa, sem necessidade de intervenção cirúrgica clássica e sem a necessidade de anestesia geral.


A Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular (ESVS) recomenda as técnicas endovenosas (EVLA e Radiofrequência) como tratamento de primeira linha na maioria dos casos, deixando a técnica clássica de stripping para segunda opção.





Quais as vantagens do EVLA comparativamente à cirurgia clássica?


Os estudos clínicos mostram grande eficácia e segurança do tratamento endovenoso com laser. As principais vantagens, comparativamente à cirurgia convencional clássica são evitar a anestesia geral, maior comodidade e conforto no pós operatório, e um mais rápido retorno à vida ativa, não sendo necessário muitos dias de recuperação. Como o tratamento é realizado de uma forma minimamente invasiva, evitam-se hematomas e cicatrizes grandes e por isso obtém-se um melhor resultado estético.




Em que casos é o EVLA indicado?


A escolha da técnica de tratamento de varizes depende de diversos factores, como os achados ao ecodoppler venoso, da anatomia das veias, da gravidade da insuficiência venosa, das patologias associadas, e também da preferência do doente. Assim é fundamental a observação em consulta de Cirurgia Vascular para avaliação médica completa, e discussão das várias opções de tratamentos.




Na BEST encontra uma equipa de Cirurgiões Vasculares altamente especializada e certificada, aliados às tecnologias mais avançadas para o tratamento da doença venosa crónica. Com a combinação de diversas técnicas, é possível o tratamento das varizes personalizado a cada caso, indo ao encontro das expectativas do doente, com menos dor e desconforto no pós-operatório, menor tempo de recuperação e mais rápido retorno à vida activa, menos cicatrizes e melhor resultado estético



Agende a sua consulta de Cirurgia Vascular


bottom of page