top of page

O que é o Lipedema? Como se diagnostica e quais são os tratamentos possíveis?


O Lipedema é uma doença comum, mas pouco reconhecida e por vezes não diagnosticada corretamente. Na BEST conta com uma equipa médica multidisciplinar que a vão acompanhar em todo o processo, desde o diagnóstico precoce, tratamento não interventivo e tratamento cirúrgico.


 



O QUE É O LIPEDEMA?


O Lipedema define-se como uma acumulação desproporcional de gordura nos membros inferiores (mais frequente) e superiores, bilateral e simétrica, acompanhada de outros sintomas, nomeadamente edema (“inchaço”), dor exagerada/sensibilidade ao toque e equimoses (“nódoas negras”) fáceis.

Nos estágios precoces, não envolve os pés e as mãos, o que permite o diagnóstico diferencial com obesidade e linfedema.

 

COMO SURGE O LIPEDEMA?

 

Descrito pela primeira vez em 1940 (Allen e Hymes, Mayo Clinic), o lipedema é uma entidade prevalente - afeta cerca de 11% da população (Kruppa, 2020).


A causa do lipedema é desconhecida, mas está muito provavelmente relacionada com fatores genéticos e hormonais. Afeta quase exclusivamente mulheres e tem início geralmente durante a puberdade, gravidez ou menopausa. 

 

COMO SE DIAGNOSTICA?

 

Diagnosticar precocemente o Lipedema é fundamental, de forma a este ser tratado desde os seus estádios iniciais com o objetivo de reduzir a dor e o edema, manter a mobilidade, atrasar a evolução da doença e acima de tudo melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

O diagnóstico é baseado numa história clínica e familiar sugestiva, em mulheres após a puberdade, com acumulação de gordura simétrica e bilateral da anca, coxas, pernas e/ou braços, associada muitas vezes a edema não depressível, que se mantém com a elevação dos membros. As áreas afetadas são dolorosas e sensíveis à palpação, com aumento da fragilidade capilar e frequentemente associadas a hematomas espontâneos.

 

TRATAMENTO

 

A abordagem multidisciplinar do Lipedema é fundamental para oferecer um tratamento completo a cada paciente.

 

O PAPEL DO CIRURGIÃO VASCULAR

   

Normalmente os cirurgiões vasculares são os primeiros profissionais de saúde a serem procurados pelos pacientes, pelas queixas de “dor e inchaço das pernas”.

 

Estes profissionais farão o reconhecimento e diagnóstico de lipedema bem como a sua orientação,  ao mesmo tempo que avaliam a existência ou não de insuficiência venosa crónica, que pode coexistir em até 45% da população com lipedema. A avaliação por ecodoppler é fundamental para o diagnóstico. Se existir doença venosa concomitante esta deve ser tratada previamente.

 

 

O PAPEL DO NUTRICIONISTA

 

Apesar da resistência da acumulação desta gordura a dietas meramente restritivas, levando a frustrações pelo fracasso destas, a adopção de um estilo de vida saudável associado a uma dieta anti-inflamatória é essencial ao seu tratamento. Assim, é fundamental a avaliação por um nutricionista para avaliação do processo inflamatório de cada doente, e individualização do plano alimentar.

 

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA

 

A Fisioterapia complexa descongestiva é muito importante no tratamento de lipedema, sendo particularmente mais eficaz nos estágios mais precoces. Com recurso a técnicas de estimulação e drenagem linfática, o objetivo é não só a redução de volume, mas também da fibrose, da dor e da inflamação.

 

Além disso o exercício físico tem um papel crucial no lipedema: para o controlo do peso, o fortalecimento muscular e para maior mobilidade articular. Os exercícios mais adequados são os de baixo impacto: exercícios aeróbicos, de alongamento ou aquáticos, sendo por isso muito importante uma avaliação e prescrição de exercício físico individualizada.

 

 

O PAPEL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

 

A Cirurgia Plástica está reservada para os casos cujos sintomas se mantém apesar das medidas conservadoras instituídas. Apesar do carácter cirúrgico desta forma de tratamento, este está ausente de cicatrizes visíveis, realizado por um cirurgião especializado, apresentando-se como um procedimento de alta segurança para o paciente. É normalmente realizado em ambulatório sob sedação, e constitui a forma de tratamento de lipedema com melhores resultado a curto e médio prazo.

 

Na BEST conta com uma equipa médica multidisciplinar que a vão acompanhar em todo o processo. Agende a sua consulta e avaliação através dos nosso contactos.

Comments


bottom of page