top of page

Perguntas frequentes sobre a escleroterapia!

má circulação

Aqui encontra a reposta às perguntas mais frequentes sobre o tratamento dos derrames com escleroterapia.


A escleroterapia é um procedimento médico indicado no tratamento de pequenas varizes, telangiectasias ou derrames nas pernas (aranhas vasculares), por vezes chamado secar as varizes.


    Requer anestesia?     Não. As micro-injecções são praticamente indolores.


É necessário jejum?    

Não. É recomendando uma refeição ligeira antes do tratamento.

    Quantas sessões são geralmente necessárias?     O número de sessões é variável, dependendo das características específicas de cada caso, número de vasos afectados, tamanho, tempo de evolução e nível de perfeição estética desejado. Normalmente são necessárias 2 a 3 sessões.


    Quanto tempo demora cada sessão?     O tempo de cada sessão é variável, dependendo das características dos vasos a tratar. Existem casos com simples e casos mais complexos que requerem mais tempo de tratamento. Em geral cada sessão dura cerca de 20 a 30 minutos.

    Posso apanhar sol após o tratamento?     Não é aconselhável exposição ao sol nas 2 semanas seguintes, para evitar pigmentação da pele.

    Posso ir trabalhar no dia seguinte ao tratamento?     Sim, você pode trabalhar e realizar as actividades de dia a dia logo após a sessão. Deve evitar o exercício físico nos primeiros 3 dias.

    Que outros cuidados devo manter após a tratamento?     É aconselhável manter o penso até a manhã do dia após o tratamento e as meias de compressão por alguns dias (3 a 4 dias).

    Que efeitos laterais me devo preocupar?     Apesar de pouco frequente, o efeito adverso mais comum é a pigmentação da pele no local de tratamento - em geral desaparece com o passar do tempo (3 a 6 meses). Outro efeito adverso é chamado matting, que é o aparecimento de pequenas varizes de calibre reduzido no local de tratamento - em geral desaparece com o tempo mas pode ser necessário tratamento adicional para a resolução completa.


Vi na Internet publicidade a tratamentos simples com base em produtos naturais? Apesar de muito difundidos em páginas de Internet, estes tratamentos com base em produtos naturais ou feitos em casa não tem eficácia. Para tratar os derrames é necessário a injecção de um fármaco no interior na veia para a secar. As pomadas caseiras ou naturais não são absorvidas pela parede da veia.


    Quanto tempo dura o resultado do tratamento?     Geralmente os efeitos são permanentes nas varizes já tratadas, mas, com o tempo, novas dilatações varicosas podem aparecer nas mesmas áreas ou em outras que podem ser tratadas igualmente. Revisões anuais são recomendadas após o tratamento, dada a natureza cronica desta patologia.

   

Tem alguma outra questão sobre o tratamento de escleroterapia? Envie-nos através do formulário de contacto ou agende uma consulta para uma avaliação completa.

bottom of page