top of page

Pernas inchadas e cansadas durante o Verão? O que fazer?


A sensação de pernas inchadas e cansadas é muito comum, e frequentemente agrava-se nos meses mais quentes do ano. Muitas vezes associa-se também a outros sintomas, com a dor, prurido, comichão ou cãibras musculares. É um dos motivos mais frequente de consulta de Cirurgia Vascular durante o Verão. Confira o novo artigo BEST e conheça os principais cuidados a ter com as suas pernas este Verão!





Qual é a causa?


A sensação de pernas cansadas e inchadas resulta muitas vezes de doença venosa crónica, ou seja, resulta da disfunção das válvulas das veias com refluxo do sangue, o que leva à acumulação / estase do sangue venoso nos membros inferiores, originando a sensação de peso, cansaço, dores nas perna e tornozelos e aparecimento de varizes (veias dilatadas). Os sintomas são mais frequentes ao final do dia, sobretudo quando associado a muito tempo em pé, vida sedentária, e pouca atividade física. A contração muscular dos músculos gémeos é a principal força motriz para o retorno do sangue venoso. O tempo quente também agrava os sintomas, porque as veias dilatam-se, agravando a disfunção valvular.





O que devo fazer?


A primeira linha de tratamento é modificação do estilo de vida. Como referido anteriormente, os fatores de agravamento mais frequentes estão associados à vida sedentária, e pessoas que por motivos profissionais passam muito tempo em pé ou sentadas. Recomenda-se a prática regular de exercício físico e reforço muscular, controlo do peso corporal e uma alimentação equilibrada.


As meias de compressão elástica podem ser úteis. Antes do início da utilização das meias de compressão elástica é recomendado uma avaliação por um Cirurgião Vascular para excluir que exista alguma contraindicação e para escolher o tipo de meia mais apropriado.


A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem especializada, realizada com pressões leves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, melhorando a drenagem de fluídos acumulados nas pernas, e ajudando controlar os sintomas.


Existem também alguns medicamentos disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas, principalmente a dor e do edema, e poderão ser muito úteis quer em fases inicias da doença, quer como adjuvante de outros tratamentos.


Na consulta de Cirurgia Vascular, poderá lhe ser recomendado a realização de exames auxiliares diagnóstico, nomeadamente o EcoDoppler Venoso. Este exame permite caracterizar a disfunção valvular e anatomia das varizes e assim ajudar na escolha do tratamento mais indicado para o seu caso. No caso de varizes com necessidade tratamento cirúrgico, a solução menos invasivo é o EVLA.



O que é a ablação a laser endovenosa (EVLA)?


EVLA significa Ablação a Laser Endovenosa (EndoVenous Laser Ablation). Trata-se de um método de tratamento minimamente invasivo de varizes, que permite o tratamento das veias safenas através da energia laser, num procedimento rápido, cómodo e sob anestesia local. Desta forma, permite tratar a insuficiência venosa, sem necessidade de intervenção cirúrgica clássica e sem a necessidade de anestesia geral. É o tratamento recomendando como primeira linha pelas principais sociedades científicas mundiais.




Na clínica BEST conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais especializados, na área da Cirurgia Vascular, Fisioterapia, Dermatologia e Nutrição. Agende a sua consulta para avaliação.






bottom of page