Suor com mau odor? O que é a Bromidrose? Quais são as causas e como pode tratar.

A Bromidrose é uma condição médica que se caracteriza pelo mau odor do suor. É uma situação muito frequente, com grande impacto na vida social, profissional e íntima. A Bromidrose pode ser melhorada com alterações dos hábitos de higiene, do vestuário, depilação laser axilar e alteração da dieta, mas por vezes são necessários tratamentos médicos para obter um resultado satisfatório.


Esta condição é diferente da hiperidrose, a qual se caracteriza pela produção aumentada do suor, sem necessariamente ter mau odor.




Quais são as causa?


O suor por si não tem odor. Apenas após ser processado pelas bactérias que colonizam a pele é que o mau odor se torna evidente. Temos 2 tipos de glândulas sudoríparas (as glândulas da pele que produzem o suor): as glândulas apócrinas e as écrinas. A bromidrose resulta habitualmente do suor produzido pelas glândulas apócrinas. Estas estão habitualmente localizadas nas axilas. O suor emitido pelas glândulas apócrinas é incolor e sem odor. Quando as bactérias que colonizam a pele digerem o suor, emitem compostos químicos dos quais resulta o mau odor. As glândulas apócrinas não se activam até à puberdade, pelo que o mau odor é raro em idades mais jovens.



Que tratamento estão disponíveis?


O tratamento ideal vai depender da gravidade de cada caso. Na maioria dos casos, medidas preventivas, optimização dos cuidados de higiene e do tipo de vestuário, depilação axilar, e reforço do anti-transpirante e desodorizante poderá ser o suficiente. Em casos mais severos, e resistentes aos tratamentos mais simples, os tratamento médicos poderão ser necessários. Na clínica BEST dispomos de todas as modalidades de tratamento disponíveis, permitindo assim uma resposta personalizada para cada caso, indo ao encontro das expectativas do paciente.



Botox


O Botox (Botulinum toxin A) bloqueia a transmissão dos impulsos neurológicos nos nervos terminais. Desta forma é utilizado no tratamento de rugas do rosto, bloqueando a contracção dos músculos da face. Pode ser também utilizado na axila, e através do bloqueio da transmissão neurológica dos nervos que comunicam com as glândulas sudoríparas, diminuem a produção do suor. A principal vantagem deste tratamento é a simplicidade do procedimento. Tem como principal desvantagem o tempo de duração do efeito, que ronda em média os 6 meses, obrigando à repetição do tratamento.


Laser


O laser Fotona Nd:YAG é utilizado para destruir permanentemente as glândulas sudoríparas axilares através do seu aquecimento fotoselectivo sem danificar o tecido circundante. Trata-se de uma solução minimamente invasiva para transpiração excessiva e bromidrose axilar. É uma solução segura, eficaz e minimamente invasiva, realizado sob anestesia local.


MiraDry


O miraDry é a solução mais avançada no tratamento não invasivo da hiperidrose e bromidrose axilar. Trata-se de um procedimento médico, sob anestesia local, em que através de energia electro-magnética é realizada a ablação transcutânea das glândulas sudoríparas axilares, eliminando permanentemente as glândulas sudoríparas, sem necessidade de cirurgia, sem cicatrizes e com resultados clinicamente comprovados.





Agende uma consulta de Hiperidrose na clínica BEST para uma avaliação médica completa, e perceber qual o tratamento mais adequado ao seu caso.











14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo