top of page

Novembro é o Mês de Consciencialização da Hiperidrose

A hiperidrose afeta mais de 365 milhões de pessoas em todo o mundo, fazendo com que suem quatro ou cinco vezes mais do que o que é considerado "normal", "natural" ou necessário para regular a temperatura corporal. A hiperidrose é muitas vezes não reconhecida e não diagnosticada, deixando aqueles que sofrem da doença sem tratamento e incapazes de aproveitar plenamente suas vidas.


Por esta razão, a Sociedade Internacional de Hiperidrose propôs o mês de novembro para se aumentar o reconhecimento desta patologia.



O que é a Hiperhidrose?


A hiperidrose é uma doença que se caracteriza pela sudorese excessiva, ou seja a produção de suor que é inadequada à actividade que está a realizar e que provoca interferência na qualidade de vida. As zonas que mais frequentemente provocam desconforto são as palmas da mãos, as axilas e a face/rostro. Está muitas vezes também associada a odor desagradável, situação à qual chamamos Bromidrose.

Um dos equívocos mais comuns é a noção de que a hiperidrose é rara. Isso se deve em grande parte ao fato de ser subdiagnosticado e subtratado. Na verdade, a Sociedade Internacional de Hiperidrose estima que um em cada três adultos americanos (85,2 milhões) é incomodado pela transpiração excessiva nas axilas. Um estudo recente demonstrou que 58% dos adultos com hiperidrose nunca discutiram a sua condição com um profissional de saúde. As principais razões apontadas neste estudo foram porque muitos pacientes achavam que não se tratava de uma condição médica (60%) ou achavam que poderia não ser tratada (47%).


O impacto deste volume aumentado de suor, que surge habitualmente de forma incontrolável e imprevisível, muitas vezes associado a períodos de maior stress pessoal ou profissional, tem consequências físicas, funcionais, sociais e emocionais bem documentadas. A hiperhidrose, quando não controlada resulta em sensação de desconforto devido a roupas molhadas, suor escorrendo, estigmatização, constrangimento social e profissional


Qual é o tratamento ideal?


A modalidade de tratamento da hiperhidrose vai depender de vários fatores, nomeadamente a intensidade da sudoerese, o impacto na qualidade de vida e da área corporal afetada. Na clínica BEST dispomos de uma ampla gama de tratamentos, de forma a personalizar o tratamento a cada caso.


Mais informação dos tratamentos disponíveis em:


bottom of page