top of page

Fisioterapia na recuperação de cirurgia de mamoplastia.

O Fisioterapeuta João Carneiro explica-nos o papel da Fisioterapia na recuperação após cirurgia de mamoplastia (cirurgia de prótese mamária).

A mamoplastia tem como objetivo alterar o tamanho, forma e posição dos seios. Ela pode ser realizada por motivos estéticos, mas também pode ser necessária para corrigir problemas de desenvolvimento ou deformidades mamárias.



Após a cirurgia, é comum que os pacientes sintam dor, inchaço e desconforto, e é aí que a fisioterapia pode ser de grande auxílio. A fisioterapia utiliza técnicas específicas para auxiliar no processo de recuperação e na prevenção de problemas de saúde.


A fisioterapia em casos de mamoplastia tem como objetivo:

  • Aliviar a dor e o inchaço. Após a cirurgia, é comum que os pacientes sintam dor e inchaço nos seios e nas axilas. O fisioterapeuta utiliza técnicas e exercícios de movimentação para aliviar esses sintomas.

  • Prevenir complicações: A fisioterapia também pode ajudar a prevenir complicações como cicatrizes hipertróficas, aderências e linfedema (inchaço nos braços e nas pernas).

  • Melhorar a circulação: A fisioterapia também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea nos seios e nas axilas, o que pode auxiliar na cicatrização e na prevenção de problemas de saúde.

  • Fortalecer os músculos: A fisioterapia também pode incluir exercícios de fortalecimento dos músculos do tórax e dos braços, o que pode auxiliar na recuperação da postura e no retorno às atividades diárias.

  • Promover o relaxamento: Além disso, a fisioterapia pode incluir técnicas de relaxamento, como massagem e exercícios de respiração, para ajudar os pacientes a lidar com o stress e a ansiedade associados à cirurgia.


É importante lembrar que a fisioterapia deve ser iniciada o mais rápido possível após a cirurgia, para maximizar os benefícios e promover uma recuperação mais rápida. É importante também que o/a paciente siga as orientações do fisioterapeuta e faça os exercícios de forma correta e consistente para obter os melhores resultados.

bottom of page